Nomes dados aos animais da raça nelore são atração à parte na Expoinel

Nome dado a um animal precisa seguir algumas regras e passar pela avaliação do setor de registro da ABCZA raça nelore, entre padrão e mocho, tem cerca de 4, 3 milhões de animais registrados. E todos têm um nome. É preciso muita criatividade para dar nome a todos os bois respeitando as regras de registro da Associação Brasileira de Criadores de zebu (ABCZ). Na Expoinel, em Uberaba (MG), junto com os animais que passam pela pista de julgamento do parque Fernando Costa, desfila também um alfabeto inteiro.

O nome dos animais de elite, em geral, segue uma ordem alfabética. Para cada ano, o criador usa uma letra para iniciar o nome das rezes nascidas na fazenda, mas nem toda letra é fácil de ser usada. Os criadores recorrem a nome de flores, perfumes, lugares, pessoas, adjetivos. A reservada fêmea jovem da Expoinel é uma pedra preciosa, Zafira. A reservada fêmea adulta carrega o nome de uma árvore nativa da áfrica, Mirra. O nome da campeã fêmea adulta, Hempa, também tem história.

Na fazenda Ourofino, além de seguir a ordem das letras do alfabeto e usar o nome das matriarcas, a preferência é por palavras indianas, uma homenagem à origem do gado zebu.

O nome a ser dado a um animal passa pela avaliação do setor de registro da ABCZ e algumas regras precisam ser respeitadas. No registro genealógico de nascimento de um animal tem tudo; nome, data de nascimento, cor da pelagem, criador e proprietário, quando não os mesmos, fazenda, município e claro, toda a genealogia. Depois dos 18 meses, se aprovado na avaliação técnica de acordo com as características da raça, o animal recebe o registro definitivo, o RGD, e a partir de então o nome dele não pode mais ser alterado e segue com ele para o resto da vida.

O nome não é importante apenas para designar o animal entre tantos outros milhões de cabeça de gado. De certa forma é um respeito ao indivíduo e ajuda na relação com o ser humano. Para o tratador Marcelo Vicente de Assis,  não há dúvida de que a rês reconhece o nome que é dado a ela e atende sempre que é chamada, principalmente por quem a trata bem.