O Brasil conta com três regiões produtoras de soja: Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Alguns Estados do sudeste e Tocantins também entram na conta. Em cada uma dessas regiões o clima se comporta de maneira diferente. No Aul, em anos de El Niño, como 2012, chove em maior quantidade no período do plantio e desenvolvimento da safra. Agora, por exemplo, a chuva já começou e logo que o tempo ficar firme será possível começar o plantio.
Paulo Betini é produtor de soja no município de Cerquilho, interior de São Paulo, e está com tudo pronto para começar o plantio. A terra está preparada e as sementes estão estocadas na propriedade. Pela experiência que tem, ele vai aguardar para plantar mais tarde, depois das chuvas mais intensas.
Em Cerquilho a época comum de plantio é outubro, mas os produtores sempre gostam de antecipar para conseguir semear o milho safrinha antes do término do período de chuvas. Os produtores da região estão atentos ao clima e contam com uma estação meteorológica para monitorar as condições das lavouras.
Para os produtores dos Estados do Nordeste e Tocantins, região chamada de Mapitoba, a situação é diferente, pois as precipitações devem chegar em novembro e se prolongar até março e abril.
Apesar do registro do El Niño em 2012, meteorologistas alertam que o fenômeno será de menor intensidade, como nos anos de 2006 e 2007.