Governo divulga limites máximos de resíduos em alimentos

Valores e metodologias da resolução serão atualizados periodicamente a partir das modificações em norma internacionalA regulamentação técnica do Mercosul sobre os procedimentos para avaliar limites de resíduos de medicamentos veterinários em alimentos de origem animal foi publicada nesta quarta, dia 3, no Diário Oficial da União. Os métodos de análise referem-se à ingestão diária admissível e limites máximos para esses resíduos. A aplicação da norma passa a ser exigência para a comercialização de produtos entre os membros do bloco sul-americano e às importações de outros países.

Os valores e as metodologias estabelecidos na resolução serão atualizados periodicamente de acordo com as modificações ocorridas nas Normas Codex Alimentarius – regras, gerais e específicas, formuladas com o intuito de proteger a saúde dos consumidores e assegurar práticas justas no comércio alimentar.

Os Ministérios da Agricultura e da Saúde são os organismos brasileiros responsáveis por colocar em vigor as disposições legislativas, regulamentares e administrativas da resolução.

De acordo o coordenador de Resíduos e Contaminantes do Ministério da Agricultura, Leandro Feijó, o Brasil já segue os parâmetros exigidos.

– Nós entendemos que é um procedimento burocrático, para oficializar o trâmite dessas informações. Na prática, porém, valem os limites atuais, que são recomendados pelo Codex, do qual a última atualização foi feita no mês de julho de 2011, e os limites dessa norma são do ano 2000.

A Anvisa defende que a adoção da norma, além de padronizar os limites acordados pelos países membros do Mercosul, é o primeiro passo para a definição de limites locais específicos, mais adequadas aos hábitos alimentares do brasileiro.

– São normas seguras, mas estamos querendo dar um passo além. A gente está querendo fazer as nossas próprias normas, nossos próprios limites, pensando que o consumo do brasileiro é diferente do de outros países – aponta a especialista em Regulação Sanitária da Gerência Geral de Alimentos da Anvisa, Daniela Gomes.

Canal Rural Ao Vivo: conheça nossa nova central de vídeos e acompanhe toda a programação