Missão veterinária dos EUA avalia reconhecimento do Brasil como livre da doença de Newcastle

Grupo passará por Rondônia, Goiás, Bahia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal entre os dias 1º e 11 de outubroUma missão veterinária norte-americana já está no Brasil para avaliar o possível reconhecimento do país como livre da doença de Newcastle. A missão passará por Rondônia, Goiás, Bahia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, entre os dias 1º e 11 de outubro. Os técnicos do Ministério da Agricultura estão acompanhando as inspeções nos Estados.

O Ministério da Agricultura informa por meio de nota que a programação prevê visitas a granjas avícolas, laboratórios, frigoríficos e escritórios do serviço veterinário oficial para saber como funciona o sistema de vigilância brasileira para a doença.

O governo lembra que recentemente Minas Gerais e Mato Grosso do Sul foram reconhecidos como livres da doença de Newcastle pelo Chile. A Newcastle é uma patologia altamente contagiosa que afeta aves domésticas e selvagens. Os seus efeitos são mais notavelmente sentidos em aviários pelo seu grande potencial epidêmico e por levar a grandes perdas econômicas. A doença é endêmica em vários países.