Planejamento diminui riscos de pecuaristas com estiagem

Atraso do período chuvoso é oportunidade para produtor do Triângulo Mineiro plantar milho e fazer a silagem de 2013Durante a estiagem registrada em 2012, pecuaristas que não se planejaram enfrentaram problemas. Sem pasto e comida armazenados, os custos de produção subiram. Os produtores que não quiserem correr o mesmo risco em 2013 devem começar a se preparar o quanto antes.

No Triângulo Mineiro, até agora choveu muito abaixo do necessário para fazer o capim revigorar. O atraso na chegada do período chuvoso pode ser a oportunidade que o pecuarista precisa para plantar o milho e fazer a silagem de 2013.

Segundo o zootecnista Alexandre Bizinotto, em média, um hectare de milho para silagem custa cerca de R$ 1,1 mil, do plantio até a ensilagem (armazenamento do milho triturado).

Antes de começar o plantio, é preciso saber qual a demanda da fazenda para evitar que falte alimento ou que haja desperdício. Segundo os especialistas, em média, um grupo de 10 vacas leiteiras consomem em 150 dias cerca de 63 mil quilos de silagem.