Aumento na mistura de etanol na gasolina deve favorecer mercado do biocombustível na próxima safra

Expectativa de especialistas é de que preços melhorem em 2013A previsão de aumento na mistura de etanol anidro na gasolina deve favorecer o mercado do biocombustível na próxima safra. A expectativa de especialistas é de que os preços melhorem no próximo ano e o mix da safra continue favorável à produção do etanol.

Ao contrário do cenário de 2012, o mercado de etanol deve ser mais rentável para indústria e produtores em 2013. A análise foi apresentada durante evento em São Paulo. Segundo a consultoria Datagro, a previsão de aumento de 20% para 25% na mistura de etanol anidro na gasolina deve criar uma demanda extra de 1,9 bilhão de litros no mercado interno. Os números equivalem a quase 15% da capacidade total do setor. Para o presidente da consultoria, Plínio Nastari, as indústrias também devem encontrar uma oportunidade nas exportações.

Ainda segundo estimativa da Datagro, a produção de cana-de-açúcar também deve crescer na próxima safra. O volume de cana processada na região Centro-Sul deve saltar de 512 milhões de toneladas para mais de 545 milhões. Mesmo com o clima desfavorável em 2012, Nastari afirma que deve sobrar menos cana na lavoura. O representante dos produtores afirma ainda que é importante elaborar um novo plano de investimentos para o setor.