? Eles (Abtrigo) pediram que seja estendido para este ano (a isenção da cobrança de PIS/Cofins) ou mesmo a retirada de uma vez desse imposto. A Fazenda está trabalhando nisso e isso deve ser discutido na reunião da Camex (Câmara de Comércio Exterior).
Miguel Jorge também afirmou que há a possibilidade de o país retirar a taxa de 10% sobre a importação de trigo dos Estados Unidos e do Canadá. Isto porque a Argentina ? principal fornecedor do cereal para Brasil ? deve ter quebra da safra deste ano.
? Isso não chegou a ser discutido pela Camex, mas está sendo discutido e há a possibilidade ? disse o ministro, após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP).
? Estamos preparando (a proposta de redução da taxa de importação) para que possamos apresentar isso na próxima reunião da Camex, em março.
A safra de trigo argentino deve cair de 16 milhão de toneladas, em 2008, para menos de 9 milhões, em 2009. Como a Argentina é o principal fornecedor do grão para o mercado brasileiro, o país precisará buscar novos parceiros.