Produção de leite teve aumento de 4,5% no ano passado

Com o maior número de vacas ordenhadas no país (24,2%), Minas Gerais deteve a maior parte da produção nacionalA produção de leite no país cresceu 4,5% entre 2010 e 2011. Segundo dados da Pesquisa de Produção Pecuária Municipal, divulgada nesta quinta, dia 18, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado foram produzidos 32,1 bilhões de litros de leite em todo o Brasil.

Com o maior número de vacas ordenhadas no país (24,2%), Minas Gerais deteve a maior parte da produção nacional (27,3%). Em segundo lugar, aparecia o Rio Grande do Sul, com 12,1%, seguido pelo Paraná (11,9%) e por Goiás (10,9%).

Em termos de produtividade, no entanto, os melhores resultados foram obtidos pelos três Estados do Sul: o Rio Grande do Sul (2.536 litros por vaca no ano), Santa Catarina (2.478 litros por vaca) e o Paraná (2.404 litros por vaca), todos bem acima da média nacional de 1.382 litros por animal.

Entre os municípios, Castro (PR), Patos de Minas (MG) e Jataí (GO) continuaram sendo os principais produtores de leite. Castro também estava entre aqueles com maior produtividade (7.527 litros), abaixo apenas de Araras (SP), que produziu 8.213 litros por vaca.

– Esse tipo de rebanho encontrado em Araras é uma pecuária leiteira altamente profissionalizada, com uso de tecnologia, aliada às próprias condições climáticas favoráveis. O mesmo acontece no Sul do país – disse a analista da pesquisa, Adriana Santos.

>>Canal Rural Ao Vivo: conheça nossa nova central de vídeos e acompanhe toda a programação