Excesso de chuvas atrasa plantio da safra de soja na Argentina

Até agora, apenas 2% dos 19,7 milhões de hectares previstos foram semeadosO plantio de soja da safra 2012/2013 da Argentina está atrasado em razão das fortes chuvas no país, que chegaram a inundar algumas lavouras, informou nesta quinta, dia 25, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires. Até agora, apenas 2% dos 19,7 milhões de hectares previstos foram semeados, 4,2 pontos porcentuais abaixo do registrado há um ano. De acordo com a bolsa, o ritmo de plantio tende a continuar lento pelos próximos dias, uma vez que mais precipitações estão previstas para as áreas produtoras do

Estima-se que a Argentina produza entre 55 milhões e 60 milhões de toneladas de soja em 2012/2013, acima do recorde do ano 2009/2010, de 52,7 milhões de toneladas, conforme dados do Ministério da Agricultura do país. A Argentina é o terceiro maior exportador de soja do mundo, atrás do Brasil e dos Estados Unidos.

Trigo

Os produtores de trigo da Argentina colheram, até o momento, 4% da safra de inverno, estimada em 10,12 milhões de toneladas, ainda de acordo com a Bolsa de Cereais de Buenos Aires. No entanto, teme-se que, com as chuvas, as lavouras sejam afetadas por fungos ou outros tipos de doenças, o que reduziria a produção.

>> Canal Rural Ao Vivo: conheça nossa nova central de vídeos e acompanhe toda a programação

Agência Estado