Na primeira rota, a largada foi em Vilhena, no Estado de Rondônia, a nova fronteira do plantio de soja no norte do país. Depois, o destino foi o maior Estado produtor de soja do país, Mato Grosso. A expedição passou por Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Diamantino, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Ipiranga do Norte, Vera, Cláudia, Sinop, Sorriso, Campo Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis, Serra da Petrovina e Alto Taquari. Em Goiás, os municípios visitados foram Mineiros, Jataí e Rio Verde.
Na segunda rota, a expedição passa em Mato Grosso do Sul, nas cidades de Chapadão do Sul, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, Sidrolândia, Maracaju, Dourados, Ponta Porã, Amambaí e Mundo Novo. Passa pelo Paraná nas cidades de Toledo, Cascavel, Goioerê, Campo Mourão, Faxinal e Londrina. Em Santa Catarina, na cidade de Chapecó, e no Rio Grande do Sul, nas cidades de Erechim, Passo Fundo, Tapera e Não-Me-Toque. A expedição será dividida em quatro rotas.
Na terceira rota, duas equipes de jornalismo do Canal Rural vão viajar nas caminhonetes do Soja Brasil em dois roteiros distintos, um a partir do Sul e o outro do Nordeste. O ponto de encontro dos dois grupos será em Rio Verde, Goiás, durante a abertura oficial da colheita de soja no Brasil, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural.
A equipe que começa a rota no Nordeste passará por Bahia, em cidades como São Desidério e Luis Carlos Magalhães; em Mato Grosso, em municípios como Primavera do Leste, Sapezal e Mineiros; e em Goiás, nas cidades de Posse, Flores de Goiás, Formosa e Rio Verde. A equipe que começa no Sul passa pelo Paraná, em cidades como Francisco Beltrão, Toledo e Pato Branco; em Mato Grosso do Sul, em cidades como Três Lagoas e Aparecida do Taboado; e em Goiás, em Quirinópolis e Rio Verde.
Na quarta etapa, a expedição acompanha a Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR). Na quinta rota, duas equipes se dividem novamente. Uma vai até a Argentina acompanhar a safra de soja em Buenos Aires, Córdoba e Santa Fé. A outra percorre lavouras de cidades de Santa Catarina, como São Domingos,e do Rio Grande do Sul, como Tapejara, Cachoeira do Sul, Soledade, Cruz Alta e Não-Me-Toque, onde ocorre a Expodireto Cotrijal 2013.
Os pontos marcados com o logotipo do Soja Brasil são as cidades por onde a expedição vai passar. A rota traçada indica o caminho já percorrido pela equipe. Ao clicar na foto do logotipo de cada cidade pode-se ver fotos e reportagens em vídeo feitas para o Canal Rural. A foto da caminhonete do Projeto indica em que cidade a expedição está no momento.
Veja mapa da quinta rota que passa por Santa Catarina e Rio Grande do Sul:
>>Clique aqui e veja o mapa em um tamanho maior
Visualizar Expedição Soja Brasil – 5º rota – RS e SC em um mapa maior
>>Veja mapa da quinta rota que passa pela Argentina
>>Confira mapa da terceira rota da equipe que sai do Paraná e passa por Mato Grosso do Sul e Goiás
>>Confira mapa da terceira rota da equipe que sai da Bahia e passa por Mato Grosso e Goiás
>>Confira mapa da primeira rota que passa por Tocantins, Mato Grosso e Goiás