Agricultores dos Estados Unidos se comprometem a reduzir uso de água

Forte estiagem prejudicou produção no país em 2012Em meio a um cenário de reservatórios quase secos, produtores de grãos do Meio-Oeste norte-americano têm cada vez mais procurado diminuir o uso de água em suas lavouras, informou o Wall Street Journal. A situação é agravada pelo esgotamento das águas do Aquífero Ogallala, que por anos foi utilizado de forma intensiva na irrigação das plantações - principalmente neste ano, devido à forte estiagem.

A preocupação na região é de que, com a falta de água, a atividade agrícola seja comprometida, prejudicando gerações futuras de produtores.

— Ainda temos algo para salvar, mas precisamos agir (agora) — afirmou Mitchell Baalman, fazendeiro em Kansas. Alguns dos municípios desse Estado se comprometeram a reduzir a utilização de água em até 18% no próximo ano.

Como tal economia será feita, no entanto, ainda permanece incerta. Os produtores do Meio-Oeste temem que outras áreas do país não adotem medidas semelhantes, o que os prejudicaria.

— Não tenho dúvida de que precisamos fazer algo, mas espero que todos também façam alguma coisa — disse Kirk Baker, outro produtor de Kansas.

Alguns produtores planejam diminuir a área plantada com milho e aumentar a com trigo e sorgo, culturas que requerem menos água durante o cultivo. A agricultura irrigada responde por um terço de toda a demanda anual por água nos Estados Unidos.