No Paraná, 52% da área já está plantada, contra 36% da semana anterior, 56% do ano passado. Em Mato Grosso, 43% da área já foi semeada, contra 26% da semana anterior e 61% de 2011. Em Mato Grosso do Sul, o plantio bate em 46%, contra 27% da semana anterior e 60% do ano passado.
A última semana foi marcada pelo avanço nos trabalhos de semeadura da nova safra brasileira de soja, mantendo o ritmo acima da média histórica. Chuvas foram registradas em grande parte das regiões produtoras e aos poucos vão trazendo umidade aos solos para uma situação de normalidade. Porém, a falta de regularidade e coberturas parciais das chuvas em parte de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo ainda preocupam.
– Se comparado com o quadro da semana anterior, podemos afirmar que houve grande melhora, inclusive em Goiás, que é o Estado que temos atraso efetivo nos trabalhos na comparação com a média normal. Há destaque positivo para os firmes avanços do plantio nos Estados de Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e região da Sorocabana em São Paulo – afirma o analista sênior da Safras, Flávio França Júnior.