Após seis meses em alta, indicador de arroz do Cepea recua 1,4% em outubro

Vendas do grão estão lentas frente às realizadas nos primeiros 15 dias de outubroO Indicador do Arroz em Casca Esalq/Bolsa Brasileira de Mercadorias-BM&FBovespa acumulou queda de 1,4% em outubro, após fechar em alta durante seis meses consecutivos. Os dados são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Em abril, o indicador subiu 6,4%; em maio, 2,96%; em junho, 1,12%; em julho, 6,24%; em agosto, expressivos 15,82%; e, em setembro, 10,87%.

Nos últimos dias, produtores comentam que as vendas estiveram bastante lentas frente às realizadas nos primeiros 15 dias de outubro. Isso porque orizicultores estiveram voltados às atividades de plantio da safra 2012/2013, aproveitando as chuvas verificadas no início do mês.

Do lado da indústria, houve baixo interesse de compra nos últimos dias – e também em todo o correr de outubro. O volume adquirido em períodos anteriores, os leilões de venda de arroz em casca do governo federal e as fracas vendas de arroz beneficiado aos grandes centros consumidores ao longo de outubro foram os motivos apresentados por agentes da indústria para o menor interesse de aquisição.