Preços mínimos da safra de inverno começam a ser definidos

Valores servirão de base para os programas que integram a política brasileira de abastecimento alimentarAnalistas de mercado da Superintendência de Gestão da Oferta da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) estão preparando as propostas para os preços mínimos dos produtos da safra de inverno 2013/2014. Os valores servirão de base para os programas que integram a política brasileira de abastecimento alimentar.

Eles estabeleceram a data de 14 de dezembro para fechamento das propostas e envio à Secretaria de Política Agrícola (SPA), do Ministério da Agricultura, a quem cabe a aprovação dos preços mínimos. Fazem parte da safra de inverno os cereais trigo, aveia, cevada, centeio e triticale, além da canola, uva, leite, café, castanha de caju, guaraná, sisal e juta/malva. No caso da uva, o preço mínimo entra em vigor a partir de 1º de fevereiro, enquanto que o café em 1º de abril e os demais produtos em 1º de julho, encerrando cada período após um ano.
 
A Conab é a empresa oficial do Governo Federal encarregada de propor e executar a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) que visa assegurar um preço que permita a manutenção da renda para o produtor rural no momento de preços baixos. Quando os preços dos produtos ficam elevados, a Conab atua no mercado consumidor buscando provocar a sua redução, servindo e estimulando os mecanismos de mercado.