Batata brasileira tem forte concorrência com a argentina em redes de fast food do país

Oitenta por cento das batatinhas fritas vendidas nos restaurante são importadas do país vizinhoAs grandes redes de fast food presentes no Brasil utilizam batata importada, sendo 80% proveniente do mercado argentino. Mesmo sendo mais caro, o produto atende ao padrão de qualidade exigido pelas empresas. A batata nacional, no entanto, apresenta bons argumentos a seu favor: o preço e o sabor.

O gerente de uma empresa de fast food brasileira Marcos Roberto de Cristófano há anos pesquisa uma batata nacional para utilizar em seu restaurante. Ele costumava comprar da marca McCain, que é importada da Argentina e domina o mercado brasileiro. O problema do produto é o custo elevado.

Agora, o empresário trabalha com uma batata nacional e a economia chega a R$ 1,50 por quilo. A marca escolhida é a Bem Brasil, que vem de Araxá, Minas Gerais.

– Se o pessoal começar a colocar na prática, fritar a batata, ele vai perceber que o produto é bom e barato – destaca Cristófono.

A preferência pela batata argentina nos restaurantes brasileiros se dá especialmente por sua qualidade, gerada por condições climáticas favoráveis no país vizinho.

– Se você considerar que a Argentina tem um clima muito propício para produção de uva para fazer vinhos, a batata apresenta a mesma característica: ela se adequa bem em campos, nos quais as temperaturas são elevadas ao longo do dia e caem durante a noite – explica o diretor da Cadeia de Suprimentos do McDonald’s, Celso Cruz.

Além do clima favorável, os fornecedores obedecem a um plano agronômico que passa pelo controle de umidade e temperatura do produto. O alimento já chega ao Brasil fatiado, pré-frito, congelado e com padrão de qualidade industrial.

Com todo esse processo, o mercado brasileiro tem um forte concorrente nas empresas nacionais. Mas, além de ser saborosa, a batata nacional apresenta uma larga vantagem em relação ao preço. No país, o quilo do produto está em cerca de R$ 3,50. Já a batata importada sofreu uma elevação tarifária de 25%, e atualmente o quilo custa em média R$ 5,00.

A decisão do aumento da alíquota do Imposto de Importação para batatas pré-fritas entrou em vigor neste ano por decisão daa Câmara de Comércio Exterior (Camex).  O objetivo é estimular a produção nacional e proteger o mercado da crescente importação de produto.