Controle leiteiro auxilia pecuaristas no monitoramento da produção

Prática é simples, mas poucos criadores utilizamTão importante como produzir leite de qualidade e em quantidade é saber qual é, como se comporta e quais as qualidades e defeitos da vaca que produz esse leite. Uma ferramenta para conseguir estas informações é o controle leiteiro, uma prática simples, mas que poucos pecuaristas utilizam. Dos 2,6 mil filiados à Associação Brasileira de Criadores de Girolando (Girolando), 440 produtores estão com dados atualizados.

A fazenda Ma Sou Tao, no município de Conquista, Triângulo Mineiro, é referência na produção de leite. Não é famosa só pela quantidade, cerca de 6 mil litros de leite por dia, mas também pela qualidade do produto e dos animais. As 221 vacas em lactação são monitoradas 24 horas por dia. Um aparelho que fica amarrado na perna da vaca conta quantos passos ela dá por dia, avisa ao sensor da sala de ordenha quando o animal está entrando e manda para o computador todas as informações apuradas.

Na sala de ordenha, o painel eletrônico mede o fluxo do leite e o tempo que a vaca ficou no ambiente. Com tantos equipamentos, fazer o controle leiteiro é simples e feita diariamente. Há mais de 20 anos a fazenda faz o controle da produção. As informações que foram sendo levantadas durante o período foram fundamentais para a formação do rebanho e a consolidação da marca da propriedade.

Para fazer o controle leiteiro não precisa tanta modernidade. A técnica exige um balde, uma pequena balança e muita disciplina. Depois da ordenha, o leite de cada uma das vacas é despejado no balde e pesado. As informações vão compor um banco de dados sobre aquele animal, que inclui data de parto, dias de lactação, média diária, desvio da média. A pesagem é feita todo mês. Nas propriedades dos filiados à Girolando, o controle, para ser oficial, precisa ser feito por um técnico da associação ou credenciado. Com os dados, o produtor tem informações atualizadas e fiéis sobre o rebanho, consegue avaliar como cada animal se comporta durante a lactação e pode programar a seleção do gado para aumentar ou manter a produção.