Pesquisa realizada em São Paulo mostra como fazer plantio do capim elefante

Uso da gramínea na ração animal gera economia para produtoresUma pesquisa do Instituto de Zootecnia de Nova Odessa, no interior de São Paulo, mostra como o plantio de capim elefante pode gerar economia no preparo de feno e silagem.  O trabalho começou em 2006, com ovinos, e o resultado foi o ganho de 250 gramas de peso por dia para cada animal.

— Isso é mais indicado para pequenos produtores, para ovinos. Essa técnica é muito utilizada na produção familiar, porque, no caso do feno, é para pequenas produções. A silagem é totalmente feita com equipamento, com ensiladora — explica a zootecnista Joseane Lima. 

Para a produção de feno, o ideal é que a colheita seja feita quando o capim estiver com idade de 30 a 60 dias, pois o caule tem mais folhas e seca mais rápido. No preparo de silagem os cuidados são diferentes. Com esta idade, o capim está com alto teor de umidade e não pode ser ensilado em seguida, pois a fermentação pode não sair como o desejado.

— Ele pode utilizar alguns produtos nutritivos que sejam secos pra absorver, farelo de trigo ou algum feno de boa qualidade — diz Joseane.

De acordo com a zootecnista, antes da colheita o preparo do solo é fundamental para garantir a fertilidade. Níveis de fósforo, potássio e nitrogênio devem ser corrigidos. Mas o investimento mesmo, é no manejo. Não é preciso muito para aproveitar as vantagens da cultura.

— O produtor pode usar uma ensiladora, picar e levar pra secar. É um alimento com excelente valor nutritivo e custo muito baixo.

O capim elefante também pode ser aproveitado como fonte de calor e vapor, usados na indústria cerâmica e metalúrgica, com a vantagem de ser bem menos poluente.

Segundo o engenheiro do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Vicente Mazzarella, a biomassa gerada pela planta deve ser queimada para obter calor, vapor e termoeletricidade. Tudo com baixo custo de produção. O pesquisador afirma ainda que o capim elefante polui menos que o carvão mineral e menos ainda que o vegetal, além de ser mais barato no que se refere a extração. O capim é uma matéria 100% aproveitável.

Clique aqui para ver o vídeo