— O crescimento da frota e de motoristas é menor à necessidade da safra 2012/2013 — informou.
Ressaltando a atual dependência da matriz logística brasileira do transporte rodoviário, ele sinalizou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) precisa contribuir para a expansão da frota de caminhões.
— São nesses momentos que decisões do governo são importantes. A possibilidade de se comprar caminhões com taxa de juro incentivada está em linha com o que nós precisamos — acrescentou.
Quanto à Lei dos Caminhoneiros, Nascimbeni disse que a medida deve agravar a escassez atual de transporte de cargas.
— Não estou aqui para criticar a Lei, mas acho que precisamos rediscutir o prazo de vigência — alertou.
Para Rogério Martins, diretor da Associação do Transporte Rodoviário Brasil, as empresas transportadoras não conseguirão aplicar 100% da Lei por causa da infraestrutura logística do país.
— Uma das grandes dificuldades, sem duvida, é a falta de local para cumprir as paradas obrigatórias — comentou.
Referindo-se ao aumento da produtividade agrícola ano a ano, Martins avaliou que é preciso migrar o transporte de commodities agrícolas para outros segmentos.