Rio Grande do Sul aguarda habilitação de frigoríficos para voltar a exportar para a Rússia

Mesmo com a suspensão do embargo russo, regularização das plantas para embarque deve sair só em janeiroO Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul (Sips) diz que aguardava a confirmação do fim do embargo russo à carne produzida no Estado - e também no Paraná e em Mato Grosso.

– É um bom anúncio, mas ficou para janeiro uma resposta em relação aos estudos de reconhecimento de equivalências técnicas entre as legislações – disse Rogério Kerber, presidente do sindicato.

Por causa disso, ele não quis dizer quando as exportações devem ser retomadas. Kerber alerta, ainda, que os frigoríficos precisarão habilitar as plantas para embarque de produto ao mercado russo, e que isso “depende da vontade deles”.

Antes do embargo da Rússia à carne suína, em junho de 2011, o Rio Grande do Sul tinha 10 plantas habilitadas para exportar para o país e chegou a embarcar 150 mil toneladas/ano. O Ministério da Agricultura destacou que, entre julho de 2010 e junho de 2011, o Estado gaúcho exportou o equivalente a US$ 428,8 milhões.