Agropecuária se destaca entre os resultados do Produto Interno Bruto do terceiro trimestre do ano

Em comparação com o trimestre anterior, setor agropecuário cresceu 2,5%, com principais altas nas produções de milho e caféO Produto Interno Bruto (PIB) do país registrou aumento de 0,6% no terceiro trimestre de 2012, em relação ao segundo trimestre do ano, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada na sexta, dia 30. O resultado veio abaixo do piso das estimativas dos analistas consultados pelo AE Projeções (de 0,9% a 1,4%). A mediana era de 1,2%.

Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, o PIB apresentou alta de 0,9% no terceiro trimestre deste ano, também abaixo do piso das estimativas do AE Projeções, que variavam de 1,1% a 2,12%, com mediana de 1,9%. No ano, o PIB avançou 0,7%, na comparação com o mesmo período de 2011.

A agropecuária destacou-se nos resultados na comparação com o terceiro trimestre do ano passado. As principais altas em quantidade produzida foram do milho, de 27,1%, e do café, de 14,5%.

– A agropecuária, no entanto, pesa 6%, menos do que a indústria, que pesa 28% – ressaltou a gerente da Coordenação de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palis.

Em comparação ao trimestre imediatamente anterior, o setor agropecuário avançou 2,5%, enquanto a indústria de transformação cresceu 1,5%.