Desempenho agropecuário melhoraria com mais investimento, diz presidente da SRB

Segundo Cesário Ramalho da Silva, problemas envolvendo a infraestrutura e a política energética do país têm desestimulado o setorO presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Cesário Ramalho da Silva, disse na sexta, dia 30, que o Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária no terceiro trimestre deste ano poderia ser maior, caso o setor recebesse mais investimentos. Segundo ele, problemas envolvendo a infraestrutura e a política energética do país têm desestimulado esses aportes.

Para o presidente da SRB, o crescimento de 3,6% ante o PIB do terceiro trimestre de 2011 se deve, principalmente, à escalada das cotações internacionais das commodities, como as dos grãos.

– Mas esses preços não vieram para ficar. Devem continuar em 2012/2013, mas em 2013/2014 a situação deve ser diferente – disse, reforçando a necessidade de mais investimentos.

Outro motivo que colaborou com o avanço do PIB foi a produção em bom volume de milho e café no período. Segundo a Coordenação de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a quantidade produzida desses grãos no terceiro trimestre foi de 27,1% e 14,5%, respectivamente.

– O milho, hoje, é uma excelência, pois temos uma produtividade altíssima e uma evolução tecnológica no campo, com variedades geneticamente modificadas. E o preço foi excepcional, com a seca nos Estados Unidos – disse. Quanto ao café, ele lembra que 2012 foi um ano de “boa safra”.

Para o último trimestre de 2012, Ramalho avaliou que o PIB da Agropecuária deve ser positivo também e que a queda de 1% acumulada até setembro pode ser revertida. O presidente da SRB, contudo, manifesta preocupação com o desenvolvimento da safra 2012/2013.

– Temos uma boa safra plantada, com crescimento de área, e preços maravilhosos. Temos de torcer para que o clima seja favorável, pois não começou bem, ainda não tivemos muitas chuvas – finalizou Silva.