Consultoria eleva projeção de excedente e produção global de açúcar

Segundo a suíça Kingsman, excedente deve passar de 6,7 milhões de toneladas para 9,2 milhões de toneladas em 2012/2013A consultoria suíça Kingsman revisou para cima a estimativa de excedente global de açúcar em 2012/2013 para 9,2 milhões de toneladas, ante as 6,7 milhões de toneladas previstas anteriormente. A nova projeção é sustentada pelas boas perspectivas de safra da China, que levaram as usinas a anteciparem a colheita. No centro-sul do Brasil, as chuvas também beneficiaram o desenvolvimento da cana-de-açúcar.

A Kingsman também aumentou a projeção de produção global do açúcar em 2,8 milhões de toneladas, para 180,1 milhões de toneladas no total. De acordo com a consultoria, o consumo do produto deve ser de 170,9 milhões de toneladas, 293 mil toneladas a mais do que o esperado anteriormente.

Para a China, a empresa também elevou sua estimativa de produção em um milhão de toneladas, para 13,8 milhões de toneladas. A área cultivada do país asiático deve ser ampliada e as condições climáticas têm sido favoráveis às lavouras. A consultoria também acrescentou que a estimativa ainda pode aumentar, já que está abaixo da projeção da Associação de Açúcar da China, de 14 milhões de toneladas.

No centro-sul do Brasil, a produção deve alcançar 32,9 milhões de toneladas, aumento de 1,2 milhão de toneladas ante a projeção anterior da Kingsman. Em relação ao ano passado, mais usinas estão em atividade no país em uma tentativa de aproveitar o máximo possível da cana plantada.

A consultoria acrescentou que esta estimativa ainda pode sofrer revisões, dependendo das condições do clima em dezembro, caso a região recupere-se da estiagem.