Agronegócio puxa alta do PIB do Rio Grande do Sul no terceiro trimestre

Após duas quedas seguidas, economia avançou 7,6% ante o segundo trimestreO Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul avançou 7,6% no terceiro trimestre deste ano, ante o segundo trimestre, após duas quedas seguidas. De acordo com a Fundação de Economia e Estatística (FEE), o avanço, com ajuste sazonal, se dá apesar da safra de verão, que foi afetada pela estiagem, mas não produziu impacto significativo na economia do Estado no terceiro trimestre.

O PIB do agronegócio avançou 131,2% exatamente porque não sofre mais o impacto dos grãos e é formado fundamentalmente pela pecuária. A indústria recuou 0,5% e o setor de serviços avançou 0,7%.

Na comparação com o mesmo período de 2011, o agronegócio avançou 22,3%, a indústria caiu 2,8% e o setor de serviços avançou outros 2,8%. No caso da indústria, a recuperação esperada não ocorreu, segundo Lazzarin, e a indústria de transformação, que responde por dois terços do setor, segue fraca (-4,8%).

Mesmo com a retomada no terceiro trimestre, a economia gaúcha segue com desempenho negativo de -2,1% no acumulado do ano. O setor agropecuário tem queda de 32,4%, a indústria recua 1,1% e o setor de serviços avança 3%.

A manutenção do crescimento no setor de serviços, mesmo com a queda no setor do agronegócio, segundo Lazzarin, ocorre porque mesmo com produção menor os preços do milho e da soja sustentaram a renda do produtor.