Consumo de leite nos Estados Unidos cai 30% em três décadas

Entre os motivos apontados para aredução estão a preocupação dos clientes com a alto teor calórico do leite e a difusão de produtos como energéticosA indústria de lácteos dos Estados Unidos está começando a reconhecer a existência de uma crise no setor, afirmou o CEO da Dairy Management, entidade criada para promover o leite no país, Tom Gallagher. Reportagem do Wall Street Journal, citando dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), mostra que o consumo per capita do alimento nos EUA caiu quase 30% desde 1975, apesar do aumento das vendas de derivados, como iogurte e queijo.

Entre os motivos apontados para essa redução estão a preocupação dos clientes com a alto teor calórico do leite e a difusão de produtos como energéticos. Outro fator, segundo o USDA, é a queda do número de crianças, consumidores cativos de leite, na população norte-americana. Além disso, o preço do produto subiu neste ano por conta da severa estiagem no país, que elevou as cotações dos grãos e encareceu a ração destinada a vacas leiteiras.

Só em 2012, o volume de vendas de todos os tipos de leite nos EUA diminuiu 2,9% na comparação anual. Em receita, a queda foi de 2,2%, segundo a empresa de pesquisa de mercado SymphonyIRI Group. O consumo per capita do produto no país neste ano atingiu uma média de 20,2 galões (76,46 Litros), o que representa um declínio de 3,3% ante 2011.

Para fortalecer as vendas novamente, empresas estão criando embalagens menores e mais convenientes para o produto. Outra iniciativa é produzir leite com mais proteínas para fãs de fitness, bem como derivados específicos.