A estimativa de investimento para todos os lotes é de R$ 7,2 bilhões, com geração de mais de 16 mil empregos diretos na produção de torres e cabos, por exemplo.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, comemorou a outorga e reiterou que não há risco de falta de energia no país.
? Aqueles anunciadores de fatos negativos e desgraças muitas vezes por eles desejadas no setor elétrico brasileiro perderam o emprego e a voz. Não há nenhuma dificuldade neste governo quanto ao fornecimento de energia elétrica farta e suficiente aos investidores.
Os sete lotes de linhas de transmissão foram leiloados em novembro do ano passado. Uma empresa privada e dois consórcios com participação de empresas estatais venceram a disputa. O Grupo Eletrobrás levou cinco dos sete lotes oferecidos no leilão ? as principais linhas de transmissão ? representado por Furnas, Chesf, Eletronorte e Eletrosul.
As linhas de transmissão vão conectar as usinas Santo Antônio e Jirau, no Complexo do Rio Madeira, ao Sistema Interligado Nacional. A operação comercial das instalações é de 36 a 50 meses a partir da assinatura dos contratos de concessão. O prazo das concessões de transmissão é de 30 anos.
Mais de 17 mil empregos diretos e 70 mil indiretos devem ser gerados com o projeto em cinco Estados brasileiros. A energia produzida pelas usinas de Jirau e Santo Antônio seria suficiente para abastecer metade das residências do país. Quando for concluída, a linha de transmissão será a maior do mundo.