Após os prejuízos causados pela estiagem às lavouras do cereal nos Estados Unidos, a demanda por milho deve continuar firme e os preços em patamares historicamente altos. Além disso, os agricultores foram amplamente protegidos do impacto da seca pelo seguro agrícola americano. A Monsanto, maior empresa de sementes do mundo, prevê um aumento de 5% a 10% dos preços do milho em 2013, ao passo que os agricultores buscam sementes premium e com melhor performance.
Nesta terça, dia 8, a companhia relatou um lucro líquido de US$ 339 milhões, ou US$ 0,63 por ação, no primeiro trimestre fiscal, alta de 169% sobre um lucro de US$ 126 milhões, ou US$ 0,23 por ação no mesmo período em 2011. O segmento de sementes liderou os ganhos, com aumento de 14% das vendas, para US$ 1,76 bilhão, com destaque para sementes de milho. O setor de produtividade agrícola da companhia registrou aumento de vendas de 31%, para US$ 1,18 bilhão.