– O destaque este ano é a uniformidade do desenvolvimento das lavouras – observou André Pessôa, sócio-diretor da empresa, durante apresentação da 10ª edição do Rally da Safra.
A expedição começa no próximo dia 28 e vai até 13 de março. Reunirá sete equipes que percorrerão 60 mil quilômetros, atravessando 11 Estados produtores que cobrem 99% da área de soja e 80% de milho. Além de verificar a condição das lavouras, os técnicos realizarão um levantamento da qualidade da soja colhida.
– Vamos fazer coleta para medir o teor de proteína e óleo do grão de soja – explicou Pessôa. Outra novidade na expedição de 2013 será a classificação da situação das estradas.
– Daremos uma nota para cada trecho percorrido. Assim vamos conseguir fazer um retrato mais fiel das condições – disse.
Pessôa acrescentou que a logística será a maior preocupação nesta safra. A Agroconsult calcula que o frete tenha encarecido de US$ 44 a tonelada em 2003/2004 para US$ 91 a tonelada em 2011/2012. Pessôa lembrou, no entanto, que o produtor agora depende menos de financiamento para custear a sua produção. Em 2012/2013, as tradings devem cobrir apenas 19% das despesas, ante participação de 51% em 2007/2008. O uso de capital próprio no custeio da safra passou de 5% para 49% nesse mesmo período.