De longe já dá pra ver onde tudo vai acontecer. Mas é de perto que a gente consegue ter ideia da dimensão do evento. O vai-vem de pessoas é grande e não para. É gente carregando madeiras, encaixando placas, descarregando tablados. O trabalho é intenso para deixar a área de mil metros quadrados pronta para receber mais de 600 pessoas na próxima sexta de manhã.
– Começamos no dia 19 e estamos trabalhando das 8 até as 18hs todos os dias, correndo contra o tempo – diz Gleiby Ribeiro, responsável pela montagem das estruturas.
Se os montadores estão correndo contra o tempo, a nossa equipe técnica também já acerta os detalhes da cobertura. Confere o roteiro de transmissão, ajusta o posicionamento da antena, dá alguns retoques nas câmeras. Tudo tem que estar em dia para a cerimônia histórica, que deve reunir o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, o governador de Goiás, Marconi Perillo, lideranças da classe produtora e, é claro, centenas de agricultores que estão animados com a escolha de Rio Verde para sediar o evento.
Além do pronunciamento das autoridades, outro grande foco da atenção do público que vai estar presente e também dos telespectadores que estiverem acompanhando a transmissão ao vivo pelo Canal Rural será a lavoura Abóbora. É lá que nove colheitadeiras vão entrar em ação, marcando a abertura oficial da colheita de soja da safra 2012/2013, considerada a mais importante da história do Brasil.
Participe da abertura da colheita
O site do Projeto Soja Brasil está promovendo a ação #ColheitaSojaBrasil. Pelo Facebook do Soja Brasil e pelo Twitter do projeto, você pode enviar fotos da colheita em sua lavoura e participar também do evento, mostrando como está o trabalho das colheitadeiras em outras regiões do Brasil. Com a foto, envie também informações da localidade da plantação, da pessoa que aparece na imagem e da expectativa para esta safra. Participe!