Dilma Rousseff diz que país vai bater recorde de produção de energia em 2013

Presidente informou que serão fabricados 7.400 quilômetros de linhas de transmissão de energia elétrica, para que haja distribuição de energia entre os EstadosA presidente Dilma Rousseff disse nesta terça, dia 28, que o país vai registrar recorde em produção de energia elétrica em 2013, ao inaugurar o Parque Eólico Barra dos Coqueiros, localizado no município de Barra dos Coqueiros, Região Metropolitana de Aracaju, em Sergipe.

– Este ano nós vamos bater um recorde. Vai ser o ano que mais energia vai entrar na nossa matriz [energética]. De geração de energia serão 8.500 megawatts – disse. Além disso, a mandatária anunciou que o país vai dobrar a produção de energia atual, de 121 mil megawatts em 15 anos.

– É uma tarefa gigantesca para o Brasil.

A presidente informou ainda que serão fabricados 7.400 quilômetros de linhas de transmissão de energia elétrica, para que haja distribuição de energia entre os Estados do país.

– Esse país continental é cortado de norte a sul por linhas de transmissão. Quando falta energia em um estado, se transmite aquele que tem sobrando para aquele estado e vice-versa – explicou.

– Nós introduzimos energia eólica, energia térmica, de origem à gás. Introduzimos uma diversificação na biomassa, expandimos a [energia] nuclear. Criamos uma diversidade de fontes: água, vento, diesel, gás, carvão e energia nuclear. Dessa forma, nós elhoramos a segurança da matriz energética brasileira – ressaltou.

O parque eólico inaugurado nesta terça é constituído por 23 unidades aerogeradoras totalizando 34,5 megawatts de capacidade instalada e 10,5 megawatts médios de garantia física de energia. Segundo o governador de Sergipe, Marcelo Déda, o parque eólico tem a capacidade de gerar energia para atender demanda de 120 mil habitantes e está sendo construído em uma área de 300 hectares.

Dilma Rousseff voltou a falar sobre a redução na conta de luz, que já está em vigor, e descartou risco de racionamento de energia no país.

– O Brasil tem energia suficiente para crescer. E se pessoas, talvez mal informadas, desavisadas, disseram que ia ter racionamento, elas estão completamente equivocadas. E inclusive eu asseguro a vocês que vão parar de falar isso, contra a realidade. Contra fatos não há argumentos, já dizia o povo. A conta de luz vai ser reduzida, sim. E segundo, não vai faltar energia para esse país crescer – disse.

Também em Barra dos Coqueiros, a presidenta entregou 20 retroescavadeiras para 20 municípios sergipanos com até 50 mil habitantes. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), as máquinas, que custaram R$ 3,5 milhões, devem beneficiar aproximadamente 107 mil moradores da área rural.