O público assistiu atento a toda a apresentação, acompanhando as explicações de Rodacki sobre o tema, como manejo do solo, principais nematoides que atingem as lavouras brasileiras, em que momento do ciclo isso acontece, entre outras questões.
O consultor procurou destacar na palestra pontos como sustentabilidade e novas tecnologias, como o incentivo aos produtores para uso de produtos que promovam defesas próprias da planta, auxiliando no controle e no combate aos nematoides e pragas em geral.
– Com produtos que façam este processo, as plantas ficam com as folhas mais verdes, produzem mais fotossíntese e, por conseqüência, ficam mais saudáveis – disse.
Para ele, encontros como os propostos nesta segunda e durante toda a semana facilitam a troca de informações entre consultores e o público.
– As pessoas estavam muito concentradas e nos perguntaram sobre outros cultivos, como de milho e frutas em geral. Foi muito gratificante – ressaltou.
Somente hoje, de acordo com a assessoria de imprensa do evento, 28.707 pessoas passaram pelo Show Rural. Até sexta, dia 8, as palestras gratuitas ocorrem às 10h e às 15h. Acompanhe o calendário:
Terça-feira, 5:
10h – Cultivares Modernas e Sistemas de Produção de Soja no Cenário Atual, com o consultor da Basf Marcelo Katakura
15h – Palestra sobre Nematoides, com o consultor da Basf Marcelo Rodacki
Quarta-feira, 6:
10h e 15h – Doenças na Cultura da Soja e Suas Estratégias de Manejo, com o chefe adjunto da Embrapa Soja, Amélio Dall Agnol
Quinta-feira, 7:
10h – Observações Técnicas da Expedição Soja Brasil, com o pesquisador da Embrapa e consultor do Projeto Soja Brasil, Áureo Lantmann
15h – Evolução da soja, com a pesquisadora Claudine Seixas, da Embrapa Soja
Sexta-feira, 8
10h – Manejo da Resistência de Insetos em Sistemas de Cultivos com Soja, Milho e Algodão, com o consultor da empresa Monsanto, Renato Carvalho.
15h – Observações Técnicas da Expedição Soja Brasil, com o pesquisador da Embrapa e consultor do Projeto Soja Brasil, Áureo Lantmann