BNDES financia cooperativa inaugurada por Dilma no Paraná

Recursos foram utilizados na construção de uma unidade agroindustrial para beneficiamento de leite e derivadosNa sua passagem pelo Estado do Paraná nesta segunda, dia 4, a presidente Dilma Rousseff inaugurou a Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária União Camponesa (Copran), no Assentamento Dorcelina Folador, em Arapongas. A cooperativa, dirigida por mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra (MST), contou com apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 8 milhões.

Segundo informou o BNDES em nota, os recursos foram utilizados na construção de uma unidade agroindustrial para beneficiamento de leite e derivados, com capacidade de estocagem de 50 mil litros de leite cru e produção de 30 mil litros de leite por turno, com perspectiva de chegar a 90 mil litros diários trabalhando em três turnos. A Copran produzirá queijos, leite, iogurte, requeijão, manteiga e doce de leite.

O objetivo do governo federal é ajudar a estruturar a cadeia produtiva do leite nos assentamentos de reforma agrária na área de atuação da cooperativa, que, no caso da Copran, possui cerca de 380 famílias associadas. 

Agência Estado