Perdas do agronegócio na bolsa chegam a 50% em 2008

ICR completa um ano marcado por índices negativosAs principais empresas do agronegócio tiveram desempenho negativo na bolsa no período de 12 meses encerrado em fevereiro. É o que mostram os dados do Índice Canal Rural.

O ICR e o programa Agribusiness completam nesta terça, dia 3, um ano. E para comemorar, foi feito um balanço para medir como foi o desempenho do agronegócio na bolsa durante este periodo. Acredite, as perdas foram de quase 50%.

A carteira teórica do Índice Canal Rural é composta por 10 empresas, que respondem por 90% das operações do agronegócio na bolsa. O ICR começou a ser calculado em fevereiro de 2008 e passou a ser apresentado pelo Canal Rural através do Agribusiness, no ar desde 3 de março passado.

Atualmente, as empresas de referência para o ICR são Perdigão, Cosan, Sadia, JBS, Marfrig, São Martinho, Minerva, SLC Agrícola, Laep e M.Diasbranco. A carteira é revisada a cada quatro meses, como ocorre com o Índice Bovespa.

De fevereiro de 2008 até o mês passado, o Índice Canal Rural acumulou baixa de 49,4%. O volume negociado no período foi de R$ 28,3 bilhões, e todas as empresas que compõem a carteira tiveram desempenho negativo.

A maior perda foi da Laep, de 92,5%. A menor baixa foi da M.Diasbranco, com 9,7%.

O mês com melhor desempenho do ICR foi abril de 2008, quando registrou alta de 16%. E o pior foi setembro, quando a crise internacional iniciu a pior fase, com baixa 33,3%. No acumulado deste ano, o Índice Canal Rural ainda registra baixa de 9,77%.