Os técnicos da Conab observam que o levantamento deste mês mostra a consolidação no incremento do plantio de soja observado desde as primeiras avaliações, impulsionado “pela excelente performance das cotações no mercado internacional e pela comercialização antecipada, que nessa temporada atingiu níveis recordes”.
Segundo a Conab, a região de Matopiba, formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a mais nova fronteira agrícola brasileira, apresentou uma evolução na área plantada de 16,1% em relação à safra passada. A Conab destaca o crescimento no plantio da soja no cerrado piauiense (mais 101,8 mil hectares ou 22,9%) e tocantinense (mais 20,4% ou 92 mil hectares). Em termos absolutos, o maior incremento ocorreu em Mato Grosso, onde houve avanço de 837,7 mil hectares (mais 12%), seguido pelo Rio Grande do Sul, com 421 mil hectares (mais 10%) e pelo Paraná, com 250 mil hectares (mais 5,6%).
A Conab estima que as exportações brasileiras de soja neste ano ultrapassem as estimativas preliminares de 37,78 milhões de toneladas, a depender, apenas, de logística, sobretudo dos portos e dos preços dos fretes, já que a demanda internacional, principalmente para a China, continua bastante aquecida.
O consumo interno é estimado pela Conab em 42,4 milhões de toneladas. O estoque de passagem da safra 2012/2013 está projetado em 4,73 milhões de toneladas, ou seja, o equivalente a pouco mais de um mês de consumo interno.
>> Acesse o levantamento completo da Conab, divulgado nesta quinta