Produção de medicamentos veterinários genéricos deve reduzir valor dos produtos em até 50%

Lei que autoriza a fabricação e comercialização entrou em vigor em outubro de 2012A partir de 2013 os pecuaristas de todo o país vão poder comprar medicamentos veterinários genéricos, que prometem ter um valor até 50% menor. A lei que autoriza a fabricação e comercialização entrou em vigor em outubro do ano passado.

Eles ainda não chegaram às prateleiras das lojas agropecuárias porque a fabricação ainda nem começou. O Ministério da Agricultura será o responsável pela coleta de amostras do produto na indústria e comércio para confirmação de bioequivalência que vai garantir que o genérico tenha a mesma composição do medicamento convencional. Para os pecuaristas, a possibilidade de redução de custo é o maior atrativo.

Na fazenda Muquén, que cria gado girolando para comércio de genética, os custos com compra de medicamentos são tão altos que já atraíram até ladrões. Agora, a farmácia da fazenda é protegida por alarme. O gasto mensal é de aproximadamente R$ 5 mil. Um único remédio pode custar até R$ 400,00 a caixa.

Segundo o médico veterinário Márcio de Freitas Espinoza, o alto custo de alguns medicamentos chega a ser um obstáculo na hora de se tratar corretamente um animal, mas não esconde a preocupação com o que chama de acesso muito fácil a medicamentos importantes como os antibióticos e também com a qualidade dos produtos.