No caso do anidro, a elevação foi de 1,27%, com o Indicador semanal CEPEA/ESALQ indo para R$ 1,3469/litro. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a alta reflete a retomada mais intensa das distribuidoras interessadas em reabastecer os estoques, principalmente de hidratado.
O menor período de negociação na semana do Carnaval também contribuiu para a concentração da demanda. Do lado da oferta, pesquisadores indicam que o volume disponibilizado para negócios spot foi menor que o da semana anterior, o que também favoreceu o aumento de preços.
No caso do anidro, as altas estiveram atreladas também ao fato de algumas usinas seguirem focadas na entrega desse tipo de etanol por meio dos contratos.
Demanda aquecida volta a sustentar preço do açúcar
O preço do açúcar cristal negociado no mercado paulista voltou a se sustentar na semana passada. Segundo pesquisadores do Cepea, as negociações do produto estiveram um pouco mais aquecidas no mercado spot no período.
Ainda que para pequenas quantidades, indústrias alimentícias saíram às compras, a fim de reporem seus estoques para retomar a produção. Esse movimento foi suficiente para sustentar os preços do produto. Na segunda, dia 18, o Indicador de Açúcar Cristal CEPEA/ESALQ (mercado paulista), cor (ICUMSA) entre 130 a 180, fechou a R$ 48,50/saca de 50 kg, alta de 1,3% sobre a quarta, dia 13.