OIE sugere mudar status dos Estados Unidos para doença da vaca louca

De acordo com a recomendação, país passa ao status de "risco insignificante" para a doençaA Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) propôs modificar o status de risco dos Estados Unidos para a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), também conhecida como doença da vaca louca. De acordo com a recomendação da OIE, o status do país passaria de "risco controlado" para "risco insignificante", a melhor das três categorias existentes, informou na quarta, dia 20, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

Os 178 países-membros da OIE devem aprovar a recomendação em votação marcada para maio, disse o secretário de Agricultura dos EUA, Tom Vilsack.

– A obtenção do status de “risco insignificante” ajudará bastante em nossos esforços para aumentar as exportações de carne bovina in natura e processada dos EUA – disse Vilsack.

Joel Schuele, porta-voz da Federação de Exportação de Carne do país, afirmou que o upgrade daria aos norte-americanos um novo argumento nas negociações para abrir mercados como o chinês à carne bovina dos EUA. As informações são da Dow Jones.

Agência Estado