México implementa plano de emergência por gripe aviária

Governo do país vai limitar o transporte de aves vivas e de produtos relacionados, exigir o sacrifício de animais com sintomas da doença e impor quarentenasO México começou a implementar um plano nacional de emergência em resposta ao terceiro surto de gripe aviária no país, detectado no ano passado. O plano, que terá duração de seis meses, tem como objetivo erradicar o vírus H7N3 nos Estados de Jalisco e Aguascalientes, onde os dois primeiros surtos foram detectados, e evitar que ele se espalhe para outras regiões do país.

O governo vai limitar o transporte de aves vivas e de produtos relacionados, exigir o sacrifício de animais com sintomas da doença e impor quarentenas.

O surto mais recente de gripe aviária foi descoberto este mês em granjas das Indústrias Bachoco, no Estado de Guanajuato. O vírus também foi detectado em granjas da Pilgrim’s Pride. Até agora, mais de 1 milhão de aves foram sacrificadas em Guanajuato.
O ministro da Economia mexicano, Ildefonso Guajardo Villarreal, disse em coletiva que o surto atual não representa um risco significativo à oferta nem uma desculpa para o aumento de preços de ovos e carne de frango.

Enrique Sanchez Cruz, diretor do serviço de segurança de alimentos do Ministério da Agricultura, disse que o vírus foi encontrado em uma área de 20 mil quilômetros quadrados.

– Estamos monitorando a disseminação do vírus – disse.

De acordo com autoridades, o surto atual não é comparável ao de Jalisco, já que agora há vacinas disponíveis. O governo não está considerando elevar as cotas de importação, mas vai manter alíquota zero para importação de alguns produtos relacionados a aves. As informações são da Dow Jones.