Mesmo em um momento que o Brasil espera uma safra recorde de grãos e que a inflação dos alimentos cresce, Mendes Ribeiro não confirmou que a regulação da oferta e da demanda de alimentos por meio dos estoques será uma ferramenta para controlar os preços. Após a reunião, ao ser perguntado sobre medidas para controle da inflação, o ministro disse que “o mercado vem taxando as suas verdades” e acrescentou que a disposição do governo é de estar ao lado do produtor. Segundo o ministro, foram discutidos na reunião o Plano Safra e “o ganho de produtividade em determinados produtos, em determinados Estados”.
Soja
Após a reunião do conselho, o secretário Neri Geller lembrou que as discussões sobre estoque são importantes “até no sentido de incentivar um pouco mais algumas culturas, como feijão, arroz, trigo”. Ele acrescentou que a produção de soja está alta e que não precisa de incentivo, porque muitos produtores estão migrando para a produção desse grão.
– O governo está atento para recompor os estoques e dar sustentação de preço para os produtores que necessitam, principalmente nas culturas que são necessárias para ir para mesa da sociedade brasileira – apontou.
Também estiveram no encontro o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa; a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; além de representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).