Após carne de cavalo, sobe demanda por produtos locais no Reino Unido

Consumidores querem mais alimentos produzidos no paísConsumidores do Reino Unido querem mais alimentos produzidos no país nas prateleiras dos supermercados, após o escândalo da carne de cavalo, disse a União Nacional dos Produtores do país (NFU, na sigla em inglês). Segundo pesquisa da NFU, 78% dos entrevistados concordam que os supermercados do Reino Unido deveriam vender mais alimentos produzidos localmente.

A NFU disse que, após o escândalo, redes varejistas, processadoras de alimentos e empresas que prestam serviços de alimentação têm a responsabilidade de indicar claramente o país de origem dos produtos nas embalagens.

— A distribuição das margens na cadeia de suprimentos precisa de mais transparência e de uma reflexão conjunta se quisermos enfrentar a volatilidade e as pressões do setor — disse o presidente da NFU, Peter Kendall.

Desde o mês passado, varejistas e empresas de alimentos na Europa retiraram das prateleiras milhares de produtos como hambúrgueres congelados e lasanhas semiprontas.

Por causa do escândalo, a França está pressionando a União Europeia para aprovar uma nova regra que obrigue fabricantes de alimentos a identificar nas embalagens a origem da carne usada nos produtos.