Vestígios de carne de cavalo em embutidos faz Ikea suspender vendas

Executivo-chefe acredita que a empresa pode ter sido enganada por um abatedouro que tentava reduzir custosInspetores de alimentos na República Tcheca encontraram vestígios de carne equina em um lote de alimentos que era comercializado pela Ikea na seção de alimentos e nas lanchonetes das lojas. A empresa Familjen Dafgard, principal fornecedor das almôndegas vendidas pela Ikea, confirmou em nota que o lote testado pelas autoridades tchecas continha traços de carne de cavalo. A companhia disse ainda que localizou vestígios de carne equina em outros três lotes de almôndegas. A venda de produtos desses

Lennart Nilsson, inspetor veterinário da Agência Nacional de Alimentos sueca, disse que o órgão recebeu a informação de que os produtos continham entre 1% e 10% de carne de cavalo. Geralmente, um porcentual acima de 1% sugere que a carne equina foi misturada à carne bovina ou suína, e que o produto não foi apenas contaminado durante o processo de manuseio.

O executivo-chefe da Ikea, Ulf Dafgard, disse na segunda, dia 25, suspeitar que a empresa tenha sido enganada por um abatedouro que estava tentando reduzir custos. A carne de cavalo chega a custar menos de um quarto do preço da bovina.

– Fomos enganados, é um ato criminoso que está por trás disso – disse Dafgard, ao jornal sueco Aftonbladet.