Área cultivada com trigo no Paraná pode aumentar, indica Cepea

Produtores que perderam o período ideal para plantar o milho de segunda safra em função das chuvas podem optar por cultivar trigoProdutores de trigo do Paraná ainda têm incertezas quanto ao que plantar nesta safra de inverno, segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Isso porque, apesar de o plantio de milho de segunda safra já ter sido iniciado, as intensas chuvas das últimas semanas têm atrapalhado o cultivo desse cereal.

Assim, produtores que “perderem” o período ideal de plantio de milho ainda podem ter a opção de cultivar o trigo, cujo plantio deve começar apenas no final de março, como observado nos últimos anos. Assim, há expectativa de que a área ainda possa crescer nesta safra.

Com a área ainda indefinida e com receios sobre o impacto da chegada do cereal importado de fora do Mercosul isento da Tarifa Externa Comum (TEC), as negociações no mercado spot seguem lentas, com fechamentos apenas quando há necessidade de uma das partes, já que moinhos estão abastecidos.