Exportação de milho por Paranaguá cresce 65% no acumulado de 2013

Forte movimentação indica que a procura pelo milho segue em alta no mercado brasileiroDe janeiro até agora, já foram exportadas mais de um milhão de toneladas de milho pelo Porto de Paranaguá, no Paraná, crescimento de 65% ante as 340 mil toneladas embarcadas em igual período de 2012, de acordo com dados da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). A forte movimentação indica que a procura pelo milho segue em alta no mercado brasileiro.

De acordo com a Appa, 44,35 mil caminhões passaram pelo pátio de triagem do terminal entre janeiro e fevereiro, dos quais 13,7 mil de milho – por dia, em torno de 440 caminhões levando o cereal passaram pelo porto. No ano passado, também foram recebidos cerca de 44 mil caminhões, mas apenas 4,5 mil carregavam milho.

– Este está sendo um ano bem atípico, uma novidade para o milho – diz a engenheira agrônoma do Departamento de Economia Rural (Deral), Juliana Tieme Yagushi. O superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, comenta que a intensa movimentação de milho no terminal está prejudicando os embarques de soja.

– Apesar de ser positivo o momento do milho, o número atípico de navios que ainda aguardam para carregar o produto e o espaço que o produto ainda ocupa nos terminais dificultam muito o recebimento e a expedição da soja.
 

Agência Estado