Ao final da expedição, uma constatação: a cobertura intensa da histórica safra brasileira se tornou um aliado importante para mostrar ao mundo a realidade vivida pelo homem do campo.
Estradas, desafios e muita soja. O campo mostrado para o mundo. Foram mais de 120 dias nas lavouras retratando na TV e na Internet o Brasil que produz. Durante este período, nossas equipes percorreram quase 30 mil quilômetros, em 87 municípios de oito Estados, nas principais regiões produtoras do país. Informação gerada em tempo real de um dos maiores celeiros do planeta.
Desde o plantio até a colheita, acompanhamos a rotina, as alegrias e os desafios de quem produz. Registramos a preocupação com a meteorologia, a sanidade das lavouras, infraestrutura, mercado. Mostramos as tentativas de ampliar o rendimento no campo, como a aposta na safrinha de soja no Rio Grande do Sul. Em uma safra histórica, com produção estimada em mais de 82 milhões de toneladas, estivemos lado a lado com o agricultor.
A expedição pelas lavouras brasileiras não foi o único foco do projeto. Também registramos a realidade das plantações dos Estados Unidos e Argentina. Além disso, o Soja Brasil realizou 5 fóruns com temas estratégicos para o setor e transmitiu ao vivo dois momentos marcantes: a abertura do plantio e o lançamento da colheita da safra.
Para as lideranças da classe produtora, o Soja Brasil se tornou uma importante ferramenta para os agricultores. E é por isso que podemos dizer que, na verdade, o Projeto não acaba aqui. Vai apenas para um breve intervalo e volta no início do ciclo 2013/2014, para promover mais uma safra de informações para o homem do campo.