Brasil e Canadá fecham acordo de cooperação nas áreas de tecnologia e inovação

Processos de segurança e qualidade dos alimentos estão na lista de prioriedadesTecnologia, inovação e o comércio de produtos do agronegócio entre o Brasil e o Canadá acabam de ganhar mais ênfase. Nos próximos cinco anos, projetos de cooperação técnica entre os dois países vão proporcionar maior aproximação entre os cientistas brasileiros e canadenses.

Nesta semana o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvio Crestana, e a vice-ministra da Agricultura do Canadá, Yaprak Baltacioglu, assinaram um memorando de entendimento que estabelece maior cooperação à pesquisa, treinamento, transferência de tecnologia e o desenvolvimento do setor agrícola e da agroindústria.

Áreas como a de tecnologias e processos de segurança e qualidade dos alimentos, pesquisa e rastreamento estão na lista das prioridades do acordo, assinado durante visita de Yaprak ao ministro Reinhold Stephanes.

Também serão contemplados nos projetos de cooperação o acesso a recursos genéticos (compartilhamento de material e conservação), práticas agrícolas para melhoria do desempenho ambiental com foco nas mudanças climáticas e assuntos relacionados ao desenvolvimento da cultura de cereais.

Canadenses e brasileiros elegeram ainda a pós-colheita e a produção sustentável como tema para os programas de pesquisa a serem desenvolvidos entre a Embrapa e o Departamento de Agricultura e Agri-alimentação do Canadá, órgão responsável pela aplicação dos recursos científicos e de inovação daquele país e executor das atividades do acordo.