Cenário positivo para as commodities anima indústria de fertilizantes

Especialista estima um comércio de 30 milhões de toneladas neste anoO cenário positivo do agronegócio brasileiro projeta um crescimento na venda de fertilizantes em 2013. Para o setor, o bom momento da atividade deve estimular os produtores a buscarem maiores produtividades nas próximas safras. A expectativa de expansão do setor é feita com base nos volumes de grãos colhidos nesta safra e leva em conta o preço das commodities, que estão em alta.

O vice-presidente da Timac Agro, Marco Aurélio Justus, calcula que o crescimento seja em torno de 5%. – Imaginamos algo em torno de 5%, repetindo o ano passado e chegando próximo de 30 milhões de toneladas – destaca. 

O engenheiro agrônomo reconhece que as oscilações do dólar, que no ano passado tiveram um forte impacto nas vendas, devem ajudar o segmento em 2013. – O dólar  tem reflexo importante nas commodities e, subindo, também reflete no preço da soja. A gente está sempre atento a esse movimento para observar as oportunidades e repassar aos produtores.

Para o empresário, a preocupação das indústrias é em relação à logística para a distribuição do insumo. 

–  É preocupante. O Brasil é um país continental e essa distribuição imprime uma questão de custo muito importante – destaca.