Carolina Bahia: Mendes Ribeiro Filho deve deixar Ministério da Agricultura ainda nesta sexta

Deve assumir a pasta o deputado federal do PMDB de Minas Gerais, Antônio AndradeO ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, deve deixar a pasta ainda nesta sexta, dia 15, informou a jornalista Carolina Bahia durante o programa Mercado e Companhia, no Canal Rural. O deputado federal do PMDB de Minas Gerais, Antônio Andrade, deve assumir a pasta.

O anúncio oficial deve ser feito ainda na tarde desta sexta, por volta das 16h, pelo governo federal. Mendes Ribeiro está reunido com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para definir seu futuro no governo Dilma Rousseff.

Na segunda, dia 11, iniciram rumores de que Dilma poderia dar início a uma mini reforma ministerial ainda nesta semana. A proposta do Ministério da Agricultura, que teria sido apresentada pelo PMDB à presidente, seria de deslocar Mendes Ribeiro para a Secretaria de Assuntos Estratégicos. Ainda de acordo com a jornalista Carolina Bahia, o objetivo da troca seria acomodar o PMDB de Minas Gerais, que ameaça apoiar Aécio Neves nas eleições presidenciais de 2014, dentro do governo federal.

Um dos motivos pelo qual o Palácio do Planalto poderá oferecer a Mendes a Secretaria de Assuntos Estratégicos é o fato de que hoje quem está na vaga de deputado federal é outro deputado pelo PMDB-RS, Eliseu Padilha, que é o braço direito do vice-presidente da República, Michel Temer. Como Eliseu Padilha tem um papel fundamental neste momento na bancada do PMDB, não haveria interesse que houvesse mudança na Câmara dos Deputados.

Segundo Carolina Bahia, porém, Mendes Ribeiro quer voltar para a Câmara dos Deputados e reassumir o mandato como deputado federal já na próxima segunda, dia 18. Assim, o suplente Eliseu Padilha deve de fato deixar o cargo.

Doença

Gaúcho, 58 anos, deputado federal por cinco vezes pelo PMDB, Mendes Ribeiro assumiu cargo de ministro em agosto de 2011, sucedendo a Wagner Rossi, também indicado pelo PMDB, que deixou o cargo envolvido em denúncias de corrupção. Em outubro do mesmo ano, Mendes Ribeiro foi submetido a uma cirurgia para remover a recorrência de um câncer no cérebro, diagnosticado em 2007, que perdura até hoje.

Após a cirurgia, o ministro passou a receber sessões quinzenais de quimoterapia na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês. Durante o tratamento, o político sofreu duas convulsões e precisou ser internado novamente. Os médicos o impediram de realizar longas viagens pela pasta.

Trajetória política

Mendes Ribeiro iniciou a carreira política em 1982 como vereador de Porto Alegre. Ele foi deputado estadual nas legislaturas de 1986 a 1990 e de 1991 a 1994 e consolidou sua carreira como relator da Constituição do Estado. Formado em Direito, foi o  primeiro gaúcho a assumir, em 2008, a presidência da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional.

No Executivo do Rio Grande do Sul, já foi titular das secretarias da Justiça (1983 a 1984), de Obras Públicas, Saneamento e Habitação (1994-1996) e chefe da Casa Civil (1996-1998). Em Porto Alegre, presidiu o diretório do PMDB municipal, de 2000 a 2003. Em 2004, concorreu a prefeito. De 2007 a 2008, foi coordenador da bancada federal gaúcha.

Em 2011, assumiu como líder do governo no Congresso e desde 23 de agosto exerce o cargo de ministro da Agricultura.

Clique aqui para ver o vídeo