Governo federal confirma Antônio Andrade como novo ministro da Agricultura

Deputado federal e presidente do PMDB de Minas Gerais foi anunciado nesta sexta, dia 15, como substituto de Mendes Ribeiro FilhoO deputado federal e presidente do PMDB de Minas Gerais, Antônio Andrade, é o novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, anunciou na noite desta sexta, dia 15, a presidente Dilma Rousseff. Andrade substitui o também peemedebista Mendes Ribeiro Filho, que deixou a pasta nesta sexta. A posse do novo ministro está marcada para a manhã deste sábado, dia 16.

>> Antônio Andrade falou ao Canal Rural sobre os desafios à frente do Ministério da Agricultura

A mudança integra uma mini reforma ministerial anunciada no início da semana. A troca de titulares da pasta seria parte de um acordo com o PMDB de Minas Gerais, que incluiu apoio à candidatura de Patrus Ananias, do PT, à prefeitura de Belo Horizonte, em 2012. Outra justificativa seria a possibilidade do governo obter apoio político na eleição presidencial do próximo ano.

A proposta do Ministério da Agricultura, que teria sido apresentada pelo PMDB à presidente, seria de deslocar Mendes Ribeiro para a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE). Segundo assessores, porém, Mendes Ribeiro não irá assumir a SAE, como foi cogitado. Ele deve retomar o mandato como deputado federal.

Em nota oficial divulgada na noite de sexta, a Presidência da República anunciou também mudanças nos titulares do Ministério do Trabalho e Emprego e na Secretaria de Aviação Civil. O advogado Manoel Dias assume como ministro do Trabalho no lugar de Brizola Neto. A Secretaria de Aviação Civil será dirigida pelo ministro Wellington Moreira Franco, que deixará a Secretaria de Assuntos Estratégicos.

O novo ministro da Agricultura

Natural de Patos de Minas (MG), Antônio Eustáquio Andrade Ferreira, de 59 anos, é engenheiro civil graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e produtor rural com foco na pecuária leiteira. Filiado ao PMDB desde 1987, foi prefeito de Vazante (MG), e deputado estadual por três mandatos.

Como deputado federal, está em seu segundo mandato, é já foi membro da Comissão de Agricultura da Câmara e presidente da Frente Parlamentar da Cadeia Produtiva do Leite. Em 2009, foi eleito presidente da Executiva Estadual do PMDB de Minas Gerais e e, em 2012, foi eleito presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

A posse de Antônio Andrade ocorre neste sábado, dia 16, antes da viagem da presidente Dilma Rousseff a Roma, para acompanhar a missa que vai inaugurar o pontificado do Papa Francisco. No lugar de Andrade na Câmara Federal, assume o deputado Silas Brasileiro (PMDB-MG), presidente executivo do Conselho Nacional do Café.

Repercussão

O presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Cesario Ramalho da Silva, recebeu com apreensão a escolha do deputado federal Antônio Andrade para ocupar o lugar de Mendes Ribeiro Filho no Ministério da Agricultura. Para Ramalho, a indicação de Andrade preocupa, já que o deputado deve concorrer à reeleição em 2014, o que deixaria a pasta novamente sem um titular.

– Infelizmente, gera preocupação e ansiedade, pois nós temos no Ministério da Agricultura o centro da maior importância, onde são geridas as políticas de apoio e incentivo ao produtor. Os temas complexos da agropecuária exigem alguém definitivo no cargo. O deputado Antônio Andrade fatalmente será candidato em 2014 – disse.

Clique aqui para ver o vídeo