Preço agropecuário tem elevação de 2,01% em março em São Paulo, mostra IEA

Produtos do IqPR que assinalaram os maiores aumentos foram laranja para mesa (35,35%), banana-nanica (20,34%) e tomate para mesa (19,40%)O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) registrou alta de 2,01% na segunda quadrissemana de março, informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Separado em grupos de produtos, tanto o IqPR-V (de origem vegetal) como o IqPR-A (animal) tiveram subida de 2,43% e 0,91%, respectivamente. Quando a cana-de-açúcar (que no período apresentou estabilidade - 0,02%) é excluída do cálculo do índice p

Os produtos do IqPR que assinalaram os maiores aumentos na segunda quadrissemana de março foram laranja para mesa (35,35%), banana-nanica (20,34%) e tomate para mesa (19,40%). De acordo com o IEA, a escassez de laranja de qualidade e a melhoria da demanda com o fim das férias escolares, associadas à menor concorrência com outras frutas típicas do verão, levaram ao reajuste.

Os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços nas últimas quatro semanas foram batata (11,48%), carne suína (8,82%) e café (7,75%). A batata de qualidade inferior ofertada na última semana de fevereiro e a entrada da produção de Minas Gerais resultaram no declínio dos preços médios recebidos pelos produtores paulistas, anuncia o IEA. 

Agência Estado