Unilever Brasil não teria comunicado problemas com suco Ades à Anvisa

Falha no processo de higienização de máquina fez com que a fábrica envazasse produto de limpeza ao invés de suco em 96 caixas de 1,5 litro do produtoA Unilever Brasil não comunicou oficialmente às autoridades sanitárias, quando identificou que um lote do suco de maçã da marca Ades de 1,5 litro foi envazado com produto de limpeza. A informação foi dada na quarta, dia 27, pelo diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), José Agenor Álvares da Silva, durante uma audiência pública para discutir o problema na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.

O Artigo 10º do Código de Defesa do Consumidor diz que “o fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários”. Apesar disso, segundo a Anvisa, isso não aconteceu.

– Os três entes [municipal, estadual e federal] de vigilância sanitária do Brasil não tomaram conhecimento a não ser por notícias de jornal – reclamou José Agenor.

Ainda segundo Agenor, hoje as secretarias de Saúde do Estado de Minas Gerais e de Pouso Alegre (MG) – onde está localizada a fábrica – vão concluir o relatório de inspeção. Com base nesse trabalho, a área técnica da Anvisa vai decidir quando os produtos da marca, que estão com a venda, fabricação, distribuição e comercialização suspensos, desde o dia 15 de março, serão liberados.

O diretor da Anvisa, explicou que a agência não tem uma resolução de recall de alimentos. A expectativa é que, a partir dessa norma, as empresas de alimentos sejam obrigadas a informar qualquer problema ao órgão.

Outra preocupação destacada por José Agenor é o “flagrante desrespeito às normas” por parte das empresas. Segundo ele, as penas são brandas e muitas vezes as empresas deixam de cumprir suas obrigações por que “têm menos prejuízo” sendo punidas.

Vários deputados consideraram grave o fato da Anvisa não ter sido comunicada do problema pela empresa. O vice-presidente da Unilever Brasil, Newmam Debs, que também participou da audiência pública, disse que a preocupação inicial da empresa foi alertar os consumidores.

– Nosso primeiro esforço foi dar o máximo conhecimento aos consumidores para evitar que consumissem esse produto – explicou.

Newmam disse ainda que, além de prestar toda assistência aos consumidores prejudicados, assim que houve a primeira reclamação do produto, a empresa anunciou o recall no próprio site e em alertas nos principais meios de comunicação do país.

Segundo a Unilever, uma falha no processo de higienização da máquina fez com que a fábrica envazasse por 80 segundos produto de limpeza em vez de suco. Até agora, das 96 caixas produzidas com a falha, 46 foram recolhidas. O lote contaminado foi distribuído nos Estados do Rio de Janeiro, Paraná e de São Paulo. O representante da empresa disse que essa é a primeira vez que houve falha de fabricação do produto desde que o suco Ades começou a ser produzido no Brasil, há 15 anos.