Apesar da alta dos preços, mercado da laranja ainda não garante lucro a produtores paulistas

Preços da laranja pera são os melhores desde maio de 2011Os preços da laranja pera são os melhores desde maio de 2011. Mesmo assim, citricultores do interior de São Paulo apontam que dificilmente conseguirão cobrir os custos de produção.

O produtor Jorge Setogushi possui 21 mil pés de laranja pera rio em uma propriedade em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. Nesta safra, o clima não ajudou e a produtividade foi 30% menor.

A analista de mercado do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) Fernanda Geraldine Gomes afirma que, além do clima, a safra da laranja pera foi prejudicada pela falta de investimentos dos produtores. Segundo ela, o desembolso foi menor devido aos preços da última safra.

A produção menor refletiu nos preços da fruta. Segundo o Cepea, a caixa de pouco mais de 40 quilos é comercializada a R$ 13,20. No mesmo período do ano passado, saía por R$ 12,72.

Mesmo com preços melhores em relação ao ano passado, produtores relatam dificuldades no mercado da citricultura e indicam que, de agosto a setembro, período da safra, os preços não devem cobrir os custos de produção.